quarta-feira, 26 de março de 2008

Objeto decorativo em argila gres


www.ceramika.com.br

 

Após concluir a peça uma certeza. Ficou do jeito esperado. Um bom tempo de dedicação, comprometimento e atenção nos minimos detalhes, desde a massa até as matérias primas usadas no vidrado. Para o ceramista todas as anotações sobre os trabalhos que vão sendo elaborados são de muita importancia. Enfocar e reforçar tudo que está ligado ao que se espera fazer na próxima queima. O resultado pode trazer o inesperado e nos presentear e estimular ainda mais para uma futura série de peças. Para investir nas opções que surgem à cada resultado, muitas vezes mudamos os pensamentos e decisões. Contamos com os aspectos dos trabalhos anteriores para buscar outros mais interessantes. O entusiamo e dedicação dispensados à feitura das peças colabora em muito para uma queima se tornar especial.

domingo, 23 de março de 2008

Ceramista


www.ceramika.com.br

 
Prato confeccionado em argila gres, modelado em torno eletrico. Depois da primeira queima em biscoito foi aplicado esmalte cristalino de cor branca. A queima, em forno a gas, trouxe a beleza dos cristais à peça. Devido a alta temperatura e à natureza fundente do esmalte o escorrido provocou efeito decorativo com o excesso depositado no fundo do prato.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Modelagem em torno eletrico


www.ceramika.com.br

 
Peça sendo torneada em argila gres. É importante o grau de umidade e plasticidade da argila, isso garante uma modelagem suave e diminui o risco de trincas. Quando a peça sai do torno fica protegida por plasticos para que seque até ponto de osso e possa voltar para a roda e receber o acabamento. Esse acabamento procura dar à peça uma mesma espessura em toda sua parede e fundo. Quando alguma parte de uma peça conserva uma espessura muito diferente, essa peça tende a rachar durante a queima, por diferença de retração.

terça-feira, 18 de março de 2008

O brilho e as cores intensas dos cristais


www.ceramika.com.br

 
Seja em porcelana ou stoneware, as formas mais simples realçam a beleza dos cristais na superficie cerâmica. Potes, garrafas ou bowls torneados ou modelados manualmente, ganham encanto quando se desenvolvem cristais durante a queima.

sábado, 15 de março de 2008

Cerâmica de alta temperatura


www.ceramika.com.br

 
Essa fruteira foi modelada manualmente com placa de argila gres sobre molde de gesso. A queima, em forno à gás, chegou aos 1300º o que dá beleza ao esmalte e resistencia à peça, podendo ser usada em microondas e maquina de lavar louças.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Ceramica artesanal


www.ceramika.com.br

 
Um forno e montanhas de argila é o que se precisa para iniciar a maravilhosa aventura de ser ceramista. Respeitando todas as etapas e filosofias do fazer cerâmico uma peça de rara beleza, exclusiva, poderá surgir e surpreender até mesmo o autor da obra. A argila é a matéria prima básica, às vezes extraída ali mesmo onde vive o ceramista, de via úmida que dá possibilidade de ser trabalhada vagarosamente, enquanto podem ser anexados elementos decorativos até a fase do acabamento. Temas, desenhos, cores, formas e revestimentos enriquecem uma peça, transformando-a, mesmo quando não há qualquer intenção de se obter algo meramente artistico. É o talento do ceramista que faz surgir sobre a superficie da ceramica, através de simples pinceladas, algo de novo e belo. É fácil entender o amor do artesão pelo barro. Sem se obrigar à formas ou tons  perfeitos, pode ter sua preferencia voltada até para o aspecto rústico e ainda assim executar com o mesmo carinho estabelecendo um inusitado elemento de decoração.

quarta-feira, 12 de março de 2008

A beleza e o brilho dos cristais na cerâmica


www.ceramika.com.br

Esmalte macro cristalino em alta temperatura. Queima em forno à gas, redução. A argila usada é a gres que recebe duas queimas, uma em biscoito e a segunda já com o vidrado.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Esmalte cerâmico macro cristalino


www.ceramika.com.br

 
O esmalte cristalino produz uma grande variedade de cristais, com tamanhos diferentes durante uma mesma fornada. Alguns ceramistas usam um único método para o desenvolvimento de seus cristais, outros variam formulas e ciclos de queima, ampliando a possibilidade de resultados.

sábado, 8 de março de 2008

Desvendando a poesia da cor


www.ceramika.com.br


www.ceramika.com.br

 
As cores têm o poder de causar emoções múltiplas. Juntando-se à isso uma obra que expressa sentimentos, tem-se um conjunto. É o que resulta de uma peça cerâmica, com  um esmalte que parece sob medida, numa queima muito feliz. O forno  pode dar mais intensidade, transparencia ou dramaticidade às cores. O ceramista é um artista da cor que, em busca da harmonia entre massa e vidrado, desperta as mais variadas sensações nos que tocam suas peças. As texturas e cores dizem tudo do trabalho e da criação. A diversidade do trabalho do ceramista decorre da busca de desafios, que ultrapassados, tornam seu trabalho inconfundível e único.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Ceramica, esmaltes, queimas, fornos


www.ceramika.com.br

 
Os esmaltes cristalinos sejam micro ou macros têm uma atração estética muito elevada. A adição de alguns compostos quimicos como rutilo e oxido de ferro tendem a favorecer o desenvolvimento de cristais no vidrado. Alguns produtos tornam o esmalte mais opaco do que o gostariamos mas outros transformam a superficie do esmalte em algo fluido e brilhante.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Decorativo ou utilitário


www.ceramika.com.br

 
É gratificante saber que uma peça que criamos vai fazer parte da vida das pessoas, tornando-se muitas vezes um objeto precioso na decoração ou um utilitário do dia-a-dia. Uma peça integrante do universo da casa. Recipientes de uso múltiplo, utensilios domésticos, com acabamentos específicos para uso em diferentes contextos. Alguns, meramente decorativos, podem contar com efeitos ópticos e reflexivos. Em tempos de sustentabilidade em alta, otimizar ao máximo o desempenho dos objetos chega a ser prioridade na hora da execução das peças. Com peças únicas, o fazer artesanal contemporâneo deixa o ceramista à vontade para criar e recriar. A referência mais forte, parece ainda ser a casa, que abriga dentre objetos de aço, madeira, silicone, um lugar para a simples e versátil ceramica que transforma o objeto, ao mesmo tempo belo que salta aos olhos em acessorio confiável para o uso continuo.

terça-feira, 4 de março de 2008

bule para chá - snake teapot


www.ceramika.com.br

 


Quando o torno ainda não existia, o ceramista trabalhava o barro com as mãos com a ajuda de umas poucas ferramentas, que ele mesmo improvisava. Inumeras formas de expressão são possiveis com modelagem manual, ao contrário do torno, responsável pelas formas sempre redondas e simétricas. Dentro da cerâmica, muitas são as tecnicas para a construção das peças, quando se usa sòmente as mãos. As ferramentas de madeira, algumas arredondadas, outras planas se adaptam muito bem ao trabalho com a argila. Uma grande variedade de formas e detalhes, vai surgindo das mãos do artesão. Dando asas à criação, num perfeito entendimento com a massa, ele materializa a peça imaginada. Quimicamente a argila é um aluminosilicato hidratado, o que significa que é composta de sílica, alumina e agua combinada quimicamente. Quer dizer que, existem muitos tipos de argila à disposição do ceramista. Variam em cor, tamanho das partículas e quanto à temperatura em que devem sofrer o cozimento. A variedade de metais que a argila pode conter, torna-a vermelha, cinza ou branca. Como o tamanho das partículas é variável, elas diferem em texturas, outras são mais plásticas, algumas encolhem muito durante o cozimento e tem as que só sinterizam em muito alta temperatura. Essa grande variedade significa que o ceramista terá muitas opções para escolha do material que vai se adaptar às suas tarefas.

domingo, 2 de março de 2008

Dentro do forno um prato com cristais azuis de cobalto


www.ceramika.com.br

 
Este esmalte foi aplicado numa peça modelada em argila gres. A queima foi feita em forno a gas, em oxidação.Para colorir meus esmaltes uso oxidos ou corantes. Nesse prato usei oxido de cobalto que é o responsavel pela cor azul. Acho o azul muito agradável, tanto faz se claro ou escuro. Os esmaltes cristalinos dispensam uma peça rebuscada ou muito decorada. Linhas simples dão mais destaque aos cristais que à peça em si. O efeito dos cristais é muito atraente, uns são pequenos  outros grandes, mas essas pequenas joias suspensas no vidro são encantadoras ao refletir a luz.