sábado, 10 de maio de 2008

Congresso das artes do fogo 2008


www.ceramika.com.br
Para discutir considerar e celebrar as artes cerâmicas, nada melhor do que um congresso, rever os amigos, ver coisas bonitas, conhecer pessoas, fazer mais amigos. Poder apreciar novos resultados de temas que nos interessam e vivenciar experiências com quem se dispõe a ensinar. Durante tres dias observamos novas maneiras de fazer o que já fazemos, simplificando  e enriquecendo nosso trabalho. Oportunidade para acompanhar e até participar de várias etapas das oficinas ministradas. O resultado se traduz em novas idéias, vontade de inovar e melhorar e ânimo para realizar, dando à cerâmica novos aspectos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Congresso sobre cerâmica


www.ceramika.com.br
Esta semana está acontecendo o Contaf - Congresso Nacional de Tecnicas para as Artes do Fogo - uma semana com troca de experiências entre ceramistas de todo o Brasil. São professores, pesquisadores, artistas, toda uma comunidade de amantes da ceramica trocando idéias, aprendendo, ensinando e convivendo. Com a participação da Associação Brasileira de cerâmica muitas portas foram abertas para uma maior troca de informações. Demonstrações técnicas, temas de grande interesse abordados por profissionais altamente capacitados.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Arte cerâmica


www.ceramika.com.br

 
Fazer potes, esculturas, pratos, observar atentamente minusculos detalhes no barro. Tentar desvendar entraves que porventura impeçam o fazer ceramico. Carinhosamente o ceramista mexe e remexe sua peça até que ela tome a aparência desejada. Depois de transportar a obra de um lado para o outro dentro do atelier; seca, queima, pinta, queima de novo, dá continuidade ao processo que desenvolveu, com o objeto pronto pode agora dar-lhe nome ou apelido. Assim que acaba um trabalho já pensa em aprimorar a técnica.